Preparação de cabelo caucasiano como material carbonoso

Autores

  • Guilherme Charles Blanco Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
  • Aline Castilho Rodrigues Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
  • Jossano Saldanha Marcuzo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
  • Maurício Ribeiro Baldan Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

DOI:

https://doi.org/10.17563/rbav.v38i1.1117

Palavras-chave:

Cabelo, Oxidação Térmica, Fibra de Carbono.

Resumo

Este trabalho apresenta as etapas de preparação do cabelo caucasiano para posterior carbonização e sua transformação como material carbonoso, tendo em vista a produção de material carbonoso ativado a partir de matéria-prima proveniente de resíduos. Algumas das etapas consistem na conversão do cabelo em feltro e a posterior oxidação, com objetivo de eliminar o córtex e promover ligações cruzadas entre as cadeias de proteínas; esse processo permite transformar o cabelo em material termofixo, além de promover a evaporação do córtex capilar, deixando o filamento oco. Como etapa sequente, temos a carbonização e a ativação do material obtido. Tais condições indicam que o cabelo caucasiano pode tornar-se uma fibra de carbono ativada de alta área de superfície e elevada capacidade de adsorção, características desejáveis para uma futura aplicação como peneira molecular.

Biografia do Autor

Guilherme Charles Blanco, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Mestrando em Engenharias e Tecnologias Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); graduando em Licenciatura Química pelo Instituto Federal do Estado de São Paulo (IFSP), Engenheiro Químico formado pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP); Aluno voluntário de Iniciação Científica do Laboratório de Nanotecnologia em Plasma pelo projeto Deposição de DLC via PECVD em facas circulares industriais de 2015 a 2016; Aluno Iniciação Científica bolsista Boticário LADECOM no Laboratório de Espectroscopia Vibracional de Biomoléculas, pelo projeto; Estudo do efeito da ciclosporina na ativação dos melanócitos, utilizando FT-IR e Espectroscopia Raman Confocal, de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015. Aluno voluntário de Iniciação Científica no Laboratório de Simulação de Biomoléculas pelo projeto Química do Cabelo de 2012 a 2014.

Aline Castilho Rodrigues, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Possui graduação em Tecnologia em Estruturas Leves, na Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos - FATEC, concluído em 2014. Foi aluna de Iniciação Científica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no Departamento de Materiais e Processos de Fabricação, com ênfase nos seguintes temas: aços maraging, caracterização, trabalho mecânico e envelhecimento. Em 2018, obteve o título de mestre em Química pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, na área de Ciências e Tecnologias Espaciais, atuando principalmente das áreas de materiais carbonosos, eletroquímica e supercapacitores. Atualmente é aluna de doutorado, no programa de Engenharia e Tecnologias Espaciais, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.

Jossano Saldanha Marcuzo, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Tecnólogo pela FATEC-SP e Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica atua no ensino superior na área de materiais ligados a estruturas aeronáuticas. Atuante na área de física e química dos materiais, desenvolve projeto de pesquisa na área de materiais carbonosos, materiais compositos, comportamento mecânico, químico e fisíco reciclagem de estruturas de estruturas aeronáuticas. Nos últimos anos tem se dedicado a materiais em matrises energéticas. Na área industrial é atuante no controle estatístico de processos e no desenvolvimento de maquinas e processos para a fabricação de fibras PAN oxidadas, fibras de carbono e sua versão ativada, suportados por projetos FAPESP modalidade PIPE

Maurício Ribeiro Baldan, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Física pelo Brown University/Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1997). Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É vinculado aos programas de pós-graduação do INPE e Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Materiais e Processos para Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, atuando principalmente nos seguintes temas: diamante cvd, supercapacitores eletroquímicos, CVR/Diamante, Fibras de Carbono/Diamantes e Silício Poroso/Diamante.Desenvolve também processamento e caracterização de materiais absorvedores de micro-ondas.

Downloads

Publicado

2019-05-06

Edição

Seção

Congress of Industrial Management and Aeronautical Technology