Análise de dados de um espectrômetro óptico

Autores

  • Rita de Cassia Cipriano Rangel Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus Experimental de Sorocaba - Laboratório de Plasmas Tecnológicos – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Sabrina Moretto Darbello Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus Experimental de Sorocaba - Laboratório de Plasmas Tecnológicos – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Péricles Lopes SantAna Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus Experimental de Sorocaba - Laboratório de Plasmas Tecnológicos – Sorocaba (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17563/rbav.v40i1.1212

Resumo

Um espectrômetro óptico é um equipamento capaz de determinar as características de filmes finos, tais como espessura e constantes ópticas, pela sua interação com a luz. As constantes ópticas descrevem como a luz é refletida ou se propaga através de um material. Neste trabalho, utilizou-se um espectrômetro óptico portátil (Ocean Optics USB 4000), com o objetivo de analisar a curva de transmitância óptica em função do comprimento de onda de um filme fino de carbono amorfo hidrogenado. Esse filme possui alta transmitância na região próxima a 800 nm e baixa transmitância para comprimentos de onda abaixo de 400 nm. O índice de refração encontrado (ns) foi de 1,513, e a espessura do filme depositado (h), de 2.369 nm.

Downloads

Publicado

2021-11-15 — Atualizado em 2021-11-15

Edição

Seção

Artigos