Detector de envoltória de pulso longo de alta sensibilidade assistido por micro-ondas em fotônica

Autores

  • André Paim Gonçalves Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – Divisão de Eletrônica – São José dos Campos (SP), Brasil.
  • Felipe Streitenberger Ivo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – Divisão de Eletrônica – São José dos Campos (SP), Brasil.
  • Olympio Lucchini Coutinho Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – Divisão de Eletrônica – São José dos Campos (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17563/rbav.v41i1.1228

Resumo

Este artigo apresenta um conceito de detector de envelope de pulso longo com um alto valor de sensibilidade baseado em micro-ondas em fotônica (MWP). O processo de detecção de envelopes de sinais de radiofrequência (RF) é conseguido através da conversão do sinal de RF para a faixa do espectro óptico, seguido de filtragem óptica para eliminar a banda lateral inferior e a portadora, realizando o batimento das componentes espectrais da banda lateral superior num fotodetector de baixa velocidade (LSPD). O sinal de saída do LSPD é amplificado pelo ganho de transimpedância. Esta abordagem depende apenas da banda de passagem RF do modulador de fase e da função de transferência do filtro óptico. Este conceito é demonstrado experimentalmente ao atingir valores de sensibilidade do sinal tangencial (TSS) do detector de envelope em torno de -40 dBm para a faixa de frequências de entrada de RF de 10 a 20 GHz. A arquitetura proposta não utiliza qualquer amplificador de sinal óptico ou de vídeo. A implementação desta abordagem é simples, emprega poucos componentes e encontrados no comércio.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Edição

Seção

Artigos