Caracterização das camadas formadas pela nitretação a plasma em amostras de ferro sinterizado com e sem tratamento de ferroxidação

Autores

  • Marcos Alves Fontes
  • Ricardo G. Pereira
  • Frederico A. P. Fernandes
  • Luis C. Casteletti
  • Pedro Augusto P. Nascente Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.17563/rbav.v34i2.943

Palavras-chave:

Nitretação à plasma, ferro sinterizado, caracterização, DRX, MEV

Resumo

Nitretação a plasma é um processo de tratamento termoquímico que consiste em um endurecimento superficial, provocado pela difusão intersticial de nitrogênio atômico nas superfícies de ligas metálicas. Neste trabalho, este processo foi empregado na modificação superficial de uma liga de ferro sinterizado. Foram feitos análises via microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios X (DRX) em amostras submetidas ao tratamento de ferroxidação e ao tratamento a plasma, realizado sob diferentes condições de tempo e temperatura. Os resultados mostraram que a espessura da camada de nitreto formada é maior para todas as amostras nitretadas em comparação à amostra ferroxidada, e a mesma aumenta com o tempo e temperatura de nitretação, sendo a temperatura a variável que mais influencia. Também, resultados identificaram que a camada nitretada, para todas as amostras, próxima a região superficial consiste de uma mistura de fases de Fe4N e Fe3N.

Biografia do Autor

Pedro Augusto P. Nascente, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado 3, Departamento de Engenharia de Materiais. Área de pesquisa: Superfícies, Interfaces e Filmes Finos.

Downloads

Publicado

2015-06-21

Edição

Seção

Ciência e Tecnologia de Materiais