Nitretação por plasma de aço inoxidável AISI 304: estudo da influência da atmosfera de tratamento na microestrutura da camada.

Autores

  • Abel André Cândido Recco Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Shenia Duarte de Oliveira Monsores DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA – DEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS
  • Murillo Felix Sachsida

DOI:

https://doi.org/10.17563/rbav.v36i2.1049

Palavras-chave:

Nitretação por plasma, Atmosfera de tratamento, Aço inoxidável austenítico

Resumo

Neste trabalho, amostras de aço inoxidável austenítico AISI 304 foram nitretadas a uma pressão de 5,0 Torr, temperatura de 400°C, tempo de 4h e atmosferas de 80%N2:20%H2, 25%N2:75%H2 e 10%N2:90%H2. Com o objetivo de estudar a influência da atmosfera na formação da estrutura e propriedades da camada nitretada, as amostras foram caracterizadas por microscopia óptica, difração de raios-x e microdureza. Em todas as amostras houve precipitação de nitretos de cromo. Acredita-se que esta precipitação ocorre devido à temperatura real na superfície bombardeada ser maior que a temperatura média. Na amostra nitretada em atmosfera de 10%N2:90%H2 a fase metaestável austenita expandida não está presente, enquanto que o surgimento desta fase ocorre em amostras tratadas com maior concentração de N2 e sua presença é mais intensificada de acordo com o aumento do %N2, tornando a condição de tratamento com atmosfera de 80%N2:20%H2 mais favoráveis a sua formação.

Biografia do Autor

Abel André Cândido Recco, Universidade do Estado de Santa Catarina

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA – DEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS

Downloads

Publicado

2017-08-14

Edição

Seção

Ciência e Tecnologia de Plasmas