Avaliação

 A RBAV adota o sistema duplo cego que assegura o anonimato dos autores e dos avaliadores durante o processo de avaliação, exceto se o manuscrito já foi publicado em servidor preprint. É de responsabilidade dos autores que não haja elementos capazes de identificá-los em nenhuma parte do artigo. Os dados dos autores deverão ser fornecidos em campo específico do sistema, durante o processo de cadastramento do manuscrito no site.

Os manuscritos recebidos serão inicialmente verificados quanto a estrutura do texto e aderência à temática da revista. A seguir serão avaliados pelo sistema Similarity Check/iThenticate quanto ao seu conteúdo. Manuscritos que apresentarem problemas pontuais, tais como necessidade de referenciamento de citações, serão devolvidos aos autores para correção. Manuscritos que apresentarem conteúdo comprovadamente plagiado serão rejeitados.

Após estas etapas um dos Editores-Chefes encaminhará o manuscrito para 3 pareceristas ad-hocs que poderão rejeitá-lo, solicitar correções ou aprová-lo. Após o recebimento dos pareceres, o Editor solicitará as correções ao autor, solicitando a nova versão que deverá conter os trechos alterados destacados em vermelho. Ao receber a nova versão, o Editor poderá enviá-la para outras rodadas de avaliação, aprová-la ou rejeitá-la.

Os pareceristas ad hoc não podem ter conflito de interesses e devem atuar de forma justa e comprometidos com a melhoria do conteúdo do manuscrito, apontando trabalhos publicados relevantes que não foram citados e devem tratar os artigos de forma confidencial.

Os autores receberão a decisão da publicação ou não de seu manuscrito e a data provável de publicação, quando for o caso. Nos casos em que os autores não concordarem com a decisão, poderão enviar um e-mail a um dos Editores-Chefes que analisará se a reclamação procede, podendo reverter a decisão ou não.

Artigos publicados cujos achados e conclusões não possam ser comprovados por meio de dados disponíveis nos mesmos ou nos repositórios onde foram depositados, estarão sujeitos a acréscimo, correção e/ou retratação.  Se leitores detectarem erros importantes no trabalho de terceiros, estes devem entrar em contato com o autor correspondente que por sua vez, deve solicitar ao editor-chefe, que após análise poderá implementá-las a seu critério. O autor correspondente deve obter a aprovação de todos os autores. A nova versão contendo as adições, correções e/ou retratações conterá informações sobre o título do artigo original, a lista de autores e o motivo da retratação. O artigo publicado originalmente permanecerá na web, exceto em circunstâncias extraordinárias.