Política Editorial

A política editorial da RBAV se pauta pela avaliação por pares duplo cega, assegurando o anonimato dos autores e dos avaliadores durante o processo de avaliação.

A RBAV aceita submissões depositadas anteriormente ou em paralelo em servidores preprints e neste caso a avaliação ocorrerá no modo simples-cego, protegendo a identidade dos pareceristas. Se um manuscrito com um preprint for aceito para publicação na RBAV, ele e o artigo publicado serão vinculados entre si quando o artigo estiver online. A RBAV também incentiva os editores a considerarem os comentários disponíveis no registro de preprint para informar sua decisão editorial e, quando relevante, os editores podem incorporar esses comentários em seus pareceres aos autores.

RBAV é signatária da DORA (Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa) e não cobrando taxas de submissão ou para processamento para os artigos.

Para maximizar a disseminação e uso do material publicado, a RBAV adota a licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0. Assim, os autores detém o copyright sendo permitido distribuir, adaptar e criar atribuindo o crédito.

A RBAV utiliza o PKP PN para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.