Sobre a Revista
A Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo (RBAV) é uma publicação em acesso aberto, que dedica-se a divulgação de artigos originais de pesquisa em todas as áreas, onde a ciência e a tecnologia de vácuo estão relacionadas, direta ou indiretamente. Também publica artigos de revisão de autores convidados em assuntos de interesse atual, de modo a permitir que seus leitores se mantenham informados das atividades paralelas as suas atividades específicas.
O escopo da RBAV concentra-se nas áreas das especialidades da tecnologia de vácuo, microeletrônica, optoeletrônica, filmes finos, superfícies e interfaces, lasers, caracterização de materiais, metalurgia de vácuo, instrumentação, tecnologia espacial e metrologia.
Todos os artigos publicados na RBAV passam pela avaliação de pelo menos 2 pareceristas ad hocs, que são pesquisadores vinculados a diversas instituições de ensino e pesquisa, sendo atualmente composto por 10% de pareceristas internacionais. Entre os pareceristas brasileiros, cerca de 60% são afiliados a instituições do Estado de São Paulo e os demais oriundos de outros estados.
Em 2020, o tempo médio para avaliação de manuscritos até a decisão final foi de 60 dias e o tempo médio até publicação (após o aceite) foi de 30 dias. Neste período 15% das submissões foram rejeitadas.
A RBAV oferece acesso aberto e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
O conteúdo da RBAV publicado trimestralmente até 2020, a partir de 2021, passará a ser publicado na modalidade contínua, visando acelerar a divulgação dos resultados de pesquisa. Desta forma os artigos serão disponibilizados assim que aprovados no processo de peer review e finalização da sua editoração.
A RBAV é o veículo oficial de publicação da Sociedade Brasileira de Vácuo (SBV).
Indexação
CAS – Chemical Abstracts
CSA - Technology Research Database
CSA – Materials Research Database e METADEX
LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Periódica - Índice de Revistas Latinoamericanas en Ciencias
QUALIS/CAPES: classificada como B2 na área de Ensino e B3 na área de Engenharias II.