Projeto Oficinas Técnico-Científicas para o ensino tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.17563/rbav.v38i1.1119Palavras-chave:
Oficina Técnico-Científica, Metodologias ativas, Soldagem.Resumo
Este trabalho, “Oficinas técnico-científicas”, tem por objetivo promover atividades diferenciadas baseadas em metodologias ativas que estimulem os alunos a dar continuidade aos estudos, motivando-os por meio de atividades adicionais e práticas desenvolvidas em oficinas extraclasses e, dessa maneira, proporcionando maior interesse e estímulo aos estudos de forma a contribuir para a diminuição da evasão. As atividades relacionadas ao projeto inicialmente focaram na implantação e estavam direcionadas para os cursos que mais apresentam problemas de evasão e baixa formação de concluintes (tecnologia em mecânica: processos de soldagem e tecnologia em projetos mecânicos). Foram divididas em quatro oficinas que visaram o desenvolvimento de habilidades específicas de natureza prática: a) conceitos básicos de soldagem para utilização de laboratório; b) utilização do Laboratório de química e preparo de soluções; c) terminologia de soldagem em inglês (English terminology) e; 4) estudo de software educativo (Aprendendo a manipular a calculadora científica). As oficinas tiveram como público alvo os discentes de todos os cursos e semestres da Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba que puderam optar por fazer quantas oficinas fossem de seu interesse e disponibilidade.Downloads
Publicado
2019-05-06
Edição
Seção
Congress of Industrial Management and Aeronautical Technology