Estudo prospectivo da soldagem dissimilar pelo processo FSW de ligas de alumínio AA 7075 e AA 5083

Autores

  • Déborah Brito Colaço UFCG
  • Mattheus Apolinário Ribeiro UFCG
  • Amós Freitas de Figueiredo
  • Oclávio Coutinho dos Santos IFPB
  • Emanuel Luciano Lunes Medeiros IFPB
  • Theophilo Moura Maciel UFCG
  • Raphael Henrique F. de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB http://orcid.org/0000-0002-8979-4008

DOI:

https://doi.org/10.17563/rbav.v38i2.1125

Palavras-chave:

Soldagem dissimilar, Friction Stir Welding, Ligas de Alumínio

Resumo

Uma relação de boa resistência mecânica e baixo peso específico é uma solicitação premente do setor de transporte, seja aéreo, aquaviário ou terrestre. Neste sentido as ligas de alumínio surgem como solução de engenharia, pois além de apresentar as características necessárias possui boa resistência à oxidação e alta reciclabilidade. A união de ligas de alumínio dissimilares pode ser utilizada nos mais variados cenários a fim de aproveitar as melhores propriedades de cada um dos materiais a unir, entretanto, a utilização de processos de soldagem convencionais por fusão não se torna apropriada devido a grande diferença de propriedades físicas e químicas entre os componentes a serem unidos. A soldagem por fricção e mistura mecânica (FSW) torna-se uma alternativa viável para a realização de soldagens dissimilares, já que a mesma é realizada no estado sólido, evitando as desvantagens da soldagem por fusão. Este trabalho tem por objetivo caracterizar e avaliar os níveis de tensões residuais e as propriedades mecânicas de juntas de ligas de alumínio dissimilares 5083 e 7075 soldadas pelo processo FSW utilizando diferentes parâmetros de soldagem. Para tanto, nove juntas soldadas foram confeccionadas. Ensaios mecânicos de dobramento de raiz a 60°, tração uniaxial, determinação do perfil de dureza e de tensões residuais das juntas soldadas foram realizados para caracterização e análise das propriedades. Foi observado que valores de avanço de 180 mm/min, rotação de 345 RPM sem offset forneceram melhores propriedades mecânicas, além de um menor nível de tensões residuais trativas.

Biografia do Autor

Raphael Henrique F. de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Engenheiro Mecânico. Mestre com Distinção em Engenharia Mecânica. Doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais. Especialista em Soldagem - Processos e Metalurgia.

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Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

Ciência e Tecnologia de Materiais