Aplicação da tecnologia do vácuo no desenvolvimento de um sistema de coleta de vapores orgânicos para análise ambiental

Autores

  • Ligia Miyuki Nagao Asano Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Faculdade de Tecnologia de Sorocaba José Crespo Gonzáles.
  • Silvia Pierre Irazusta Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Faculdade de Tecnologia de Sorocaba José Crespo Gonzáles.
  • Elisabeth Pelosi Teixeira Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Faculdade de Tecnologia de Sorocaba José Crespo Gonzáles.
  • Francisco Tadeu Degasperi Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Faculdade de Tecnologia de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.17563/rbav.v38i2.1131

Palavras-chave:

Sistema de vácuo, Poluição indoor, Armadilha gelada

Resumo

A emissão de poluentes no ar acima da concentração limite é denominada poluição atmosférica. Dentre os tipos de poluição do meio ambiente, a poluição atmosférica é a que mais causa incômodos, variando de uma simples irritação e imobilidade no trabalho até câncer no pulmão. A poluição no ar não é restrita a poluentes visíveis na atmosfera urbana, mas também em ambientes ocupacionais, onde sua concentração indoor pode ser superior àquelas de áreas abertas, devido à localização de fontes potenciais de emissões internas e pela ausência de sistemas de ventilação adequados. Neste trabalho foi desenvolvido um sistema capaz de aprisionar vapores orgânicos de modo a obter concentração suficiente para detecção em espectrômetro de massa. Foi utilizada a tecnologia do vácuo para atingir os propósitos tanto de aprisionamento dos vapores como para sua identificação. A coleta de vapores foi realizada em empresa de tratamento de resíduo hospitalar. Inicialmente, a coleta de uma amostra do vapor foi realizada por meio de uma seringa com êmbolo. Este procedimento mostrou-se inadequado devido à baixa concentração de vapor. Foi proposto, então, um arranjo experimental para coletar e concentrar uma amostra do vapor liberado pelo equipamento de esterilização por vapor saturado (autoclave) para sua posterior análise. A amostra de vapor foi coletada por meio de uma bomba de vácuo que bombeia os gases e vapores produzidos no processo de esterilização de resíduos e, em seguida, o material gasoso passa por uma região com paredes à baixa temperatura (CO2 sólido), ficando aprisionado às paredes do condensador. Neste trabalho é descrito o sistema de vácuo, a instrumentação necessária e os cálculos para determinar a quantidade de gases e vapores transportados no processo de amostragem.

Biografia do Autor

Ligia Miyuki Nagao Asano, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Faculdade de Tecnologia de Sorocaba José Crespo Gonzáles.

Coordenadoria de Sistemas Biomédicos.

Silvia Pierre Irazusta, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Faculdade de Tecnologia de Sorocaba José Crespo Gonzáles.

Coordenadoria de Sistemas Biomédicos. Área: Gestão Ambiental e Saúde e Segurança Ocupacional.

Elisabeth Pelosi Teixeira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Faculdade de Tecnologia de Sorocaba José Crespo Gonzáles.

Coordenadoria de Sistemas Biomédicos. Área: Gestão Ambiental e Saúde e Segurança Ocupacional. Avaliação de Tecnologia em Saúde.

Francisco Tadeu Degasperi, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Faculdade de Tecnologia de São Paulo.

Departamento de Ensino Geral. Laboratório de Tecnologia do Vácuo.

Downloads

Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

Artigo Convidado