Desenvolvimento de um modelo de equações estruturais simultâneas para avaliação da qualidade de serviço em aeroportos

Autores

  • Eliézer Mello de Souza Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - Instituto Tecnológico de Aeronáutica – São José dos Campos (SP), Brasil.
  • Anderson Ribeiro Correia Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - Instituto Tecnológico de Aeronáutica – São José dos Campos (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17563/rbav.v39i3.1176

Palavras-chave:

Transporte Aéreo, Qualidade de Serviço, Análise Multivariada

Resumo

Este trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo para avaliar a qualidade de serviço em aeroportos por meio de equações estruturais simultâneas. Para tanto, foram realizadas pesquisas na região de múltiplos aeroportos de São Paulo. Para a validação do modelo proposto neste trabalho, foram empregados dados obtidos em pesquisas no aeroporto de Congonhas. Foi adotada uma abordagem confirmatória ao problema de pesquisa, o que possibilitou a representação de modelo complexo das inter-relações entre os diversos fatores associados à percepção do passageiro sobre o nível de serviço e sua atitude perante o aeroporto. Os indicadores apresentados sobre a aderência do modelo demonstram que a metodologia proposta e as pesquisas de campo desenvolvidas foram adequadamente empregadas e modeladas, oferecendo um robusto modelo para que pesquisadores e profissionais da área o utilizem em análises específicas. modeladas, oferecendo um robusto modelo para que pesquisadores e profissionais da área o utilizem em análises específicas.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos