Estudo preliminar teórico de filtro compressor de pulso totalmente fotônico

Autores

  • André Paim Gonçalves Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – São José dos Campos (SP), Brasil.
  • Renan Miranda Richter Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – São José dos Campos (SP), Brasil.
  • Felipe Streitenberger Ivo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – São José dos Campos (SP), Brasil.
  • Alessandro Roberto Santos Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – São José dos Campos (SP), Brasil.
  • Robson Ribeiro Carreira Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – São José dos Campos (SP), Brasil.
  • Olympio Lucchini Coutinho Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – São José dos Campos (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17563/rbav.v39i3.1177

Palavras-chave:

Compressão de pulso, laço dispersivo, microwave photonics

Resumo

Este artigo propôs um estudo breve e teórico para verificar a possibilidade de uso de laços dispersivos com a técnica de auto homodinagem óptica para realizar compressão de pulso linearmente modulado em frequência de radares (linear frequency modulated –LFM). O dispositivo proposto para estudo pretendeu superar as limitações dos dispositivos equivalentes implementados pela eletrônica tal como o filtro baseado em propagação de ondas acústicas de superfície. Essas restrições foram em relação à largura de banda de radiofrequência, frequência da portadora do sinal radar e largura de pulso. Foi feita uma modelagem numérica do dispositivo proposto. Os resultados numéricos indicaram a possibilidade de emprego do compressor de pulso fotônico em radares que estão sendo desenvolvidos com grande produto da largura de banda pela largura do pulso (time bandwidth – TBW).

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos