Abordagens transversais são sempre surpreendentes

Autores

  • Maria Lúcia Pereira da Silva Universidade de São Paulo - Escola Politécnica- São Paulo (SP)- Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17563/rbav.v39i3.1206

Resumo

A Sociedade Brasileira de Vácuo (SBV) prima por conectar tecnologia e ciência, e esse número afortunadamente não é diferente.

Assim, vários avanços tecnológicos, de diferentes áreas de pesquisa, são apresentados: óptica, eletrônica e mesmo qualidade. Esses trabalhos indicam soluções surpreendentes para uma série de questões.

Usando óptica, não eletrônica, Gonçalves et al. propõem superar limitações existentes nos atuais radares e também criar proteções, como, por exemplo, uma “isca”. Kiohara et al. apresentam o uso de fibra óptica nas conexões radar-aeronave, enquanto Carreira et al. se preocupam com a digitalização de tal comunicação.

Algoritmos são fundamentais em qualquer área da ciência. Portanto, enquanto Silvestre et al. utilizam Monte Carlo para indicar a posição de um objeto, Silva et al. fornecem uma proposta de encriptação em um processador.

Quanto a voar com menor estresse ou ser capaz de usar dispositivos com segurança mesmo se houver componentes com prazo de validade desatualizado? Essas são as soluções mostradas por Brandão et al., que criaram um método não destrutivo para validar componentes eletrônicos que não foram usados no prazo especificado, e por Souza et al., que estudaram o comportamento de passageiros em um aeroporto de grande porte.

Esse conjunto de estudos, amplo, de imediata aplicação e abordagem transversal, mostra como a criatividade une ciência e tecnologia para gerar novos caminhos e produtos.

Downloads

Publicado

2020-12-28 — Atualizado em 2020-12-28

Versões

Edição

Seção

Editorial