Influência da pressão de cura na compactação de camadas de fibra de carbono/epóxi e seus efeitos na resistência mecânica

Autores

  • Iuri Miranda Amaral Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Departamento de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais – Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Claudinei Rezende Calado Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Departamento de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais – Belo Horizonte (MG), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17563/rbav.v41i1.1231

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar como a pressão de cura, aplicada após o tempo gel da resina epóxi, influencia a compactação das camadas de fibra de carbono em um material compósito composto por fibra de carbono e resina epóxi. Na medida em que se aumenta a pressão de cura, as camadas de fibra são prensadas umas contra as outras, o que contribui para a redução da fração volumétrica da matriz em relação ao reforço. Quatro diferentes níveis de pressão são investigados neste trabalho: 0; 2; 4 e 6 bar, as quais são aplicadas em moldes de placas planas com o auxílio de uma prensa hidráulica. Como efeito da compactação das camadas de fibras, foram observados o aumento da resistência mecânica, a redução da massa do corpo de prova por meio da redução da fração volumétrica de resina, redução da espessura do corpo de prova e o significativo aumento da resistência específica do material.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Edição

Seção

Artigos