EFEITO DO TRATAMENTO DE IMPLANTAÇÃO IÔNICA POR IMERSÃO EM PLASMA NAS PROPRIEDADES DA LIGA Ti-6Al-4V À ALTAS TEMPERATURAS

Autores

  • Filipe Estevão Freitas Universidade do Vale do Paraíba
  • Maria Margareth Silva Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Tarcila Sugahara Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Danieli Aparaecida Pereira Reis Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Carlos Moura Neto Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Mário Ueda Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

DOI:

https://doi.org/10.17563/rbav.v28i3-4.475

Palavras-chave:

Ti-6Al-4V, implantação iônica, fluência

Resumo

Materiais com comportamento adequado em temperaturas elevadas e ambientes agressivos tornaram-se uma necessidade científica, tecnológica e economicamente viável nos dias de hoje. O objetivo deste trabalho é a caracterização mecânica e microestrutural da liga Ti-6Al-4V, após processo de implantação iônica por imersão em plasma (IIIP). A finalidade deste processo é a modificação das propriedades superficiais da liga Ti-6Al-4V, com intuito de se obter melhorias nas suas propriedades tribológicas. A liga selecionada após processo de implantação iônica por imersão em plasma foi submetida a ensaios de fluência acelerados em temperaturas de 600 °C, na modalidade de carga constante de 250 e 319 MPa. As técnicas de caracterização utilizadas neste trabalho foram de microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura. Pela análise fractográfica da liga Ti-6Al-4V, tratadas por IIIP após ensaio de fluência, foram evidenciados os fenômenos de estricção e o desenvolvimento de microcavidades. Os resultados dos ensaios de fluência acelerados da liga tratada por IIIP apresentaram aumento significativo na resistência do material, podendo ser utilizado como forma de proteção do material à oxidação em aplicação em altas temperaturas.

Biografia do Autor

Maria Margareth Silva, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Divisão de Engenharia Mecânica Aeronáutica

Tarcila Sugahara, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Divisão de Engenharia Mecânica Aeronáutica

Danieli Aparaecida Pereira Reis, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Divisão de Engenharia Mecânica Aeronáutica

Carlos Moura Neto, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Divisão de Engenharia Mecânica Aeronáutica

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Publicado

2010-09-24

Edição

Seção

Artigos