Contaminação de lâminas de silício por metais durante a imersão em solução diluída de ácido fluorídrico ou de água deionizada contendo cloretos metálicos

Autores

  • Elvis M. Oliveira Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos
  • Sebastião Gomes dos Santos Filho Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos

DOI:

https://doi.org/10.17563/rbav.v35i2.915

Palavras-chave:

lâminas de silício, contaminação por metais, ácido fluorídrico

Resumo

A contaminação intencional de superfície em lâminas de silício com 100 mm de diâmetro foi realizada em solução diluída de ácido fluorídrico ou em água deionizada contendo cloretos metálicos sendo que as concentrações superficiais de contaminantes residuais tais como Ca, Fe, Ni, Co, Cu e Cl foram caracterizados utilizando a técnica de fluorescência de raios X por reflexão total (TXRF). A contaminação metálica em semicondutores e, especialmente em silício, é uma causa bem conhecida de falhas em dispositivos MOS. Após a imersão em água deionizada contendo cloretos, tanto o cloro como o seu metal correspondente foram detectados na superfície do silício e aparentemente a relação entre as concentrações superficiais de cloro e metal não seguiu a estequiometria original do cloreto metálico empregado como fonte de contaminação intencional. Por outro lado, depois da imersão em solução diluída de ácido fluorídrico: i) ferro e cloro são observados na superfície do silício, possivelmente devido à complexação do ferro com o cloro, ii) traços de Ca e Co são observados na superfície do silício, possivelmente devido à complexação com flúor e cloro, respectivamente, e iii) foi observada a ocorrência de deposição espontânea de cobre.

Biografia do Autor

Sebastião Gomes dos Santos Filho, Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos

Professor Titular no Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da EPUSP. Engenheiro Eletricista em 1984, Mestre em 1988, Doutor em 1996 e Livre Docente em 1999, todos pela Escola Politécnica da USP. Desde Julho de 2000 atua como Coordenador da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e é Membro do Conselho do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, EPUSP, desde 2007. Atua nas áreas de microeletrônica e nanoeletrônica, tendo desenvolvido P&D em processos de fabricação de circuitos integrados MOS e modelagem de dispositivos MOS. Atualmente seus tópicos de maior interesse são: nano-sensores, nano-sistemas, sensores químicos, P&D em processos de limpeza química de lâminas de silício, dielétricos ultra-finos de porta MOS, deposição eletroquímica de metais e técnicas de caracterização de superfícies,interfaces e nanoestruturas. É autor/co-autor de mais de 150 artigos publicados em congressos e revistas técnicas nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Edição

Seção

Artigos